Scroll to top
© 2018, Agência Kalluna | Todos os direitos reservados.

Você sabe o que é LetterPress?

O Letterpress, pode ser definido como o ato de “imprimir” utilizando a pressão das letras sobre o papel! É uma técnica muito interessante, porém, um pouco esquecida nos tempos de hoje — o que é uma pena, pois ela confere um aspecto muito bonito às impressões que, se aplicada no lugar certo, pode ser um diferencial a favor do seu cliente.

Trata-se de um tipo de impressão antigo, datada do século XV. Seu criador foi Gutenberg. O alemão inventou uma prensa tipográfica feita de madeira capaz de fazer impressões em maiores quantidades, fazendo com que livros e documentos pudessem ser mais rapidamente reproduzidos. A invenção foi uma revolução para a época e podemos dizer que o letterpress está nas origens da produção gráfica.

Você pode estar pensando: por que, então, usar um tipo de impressão tão rudimentar, já que foi criada há tantos séculos? Pois acredite, o efeito que ela causa é bastante sofisticado.

A impressão em letterpress é feita a partir de uma prensa. Os elementos serão “prensados” sobre o papel, imprimindo-os em baixo relevo na superfície. Com isso, você pode dar destaque a alguma figura, letra ou até mesmo frases inteiras, deixando sua impressão muito mais elegante e atraente.

Como esse tipo de impressão é feito?

A impressão em letterpress é feita de maneira especial e bem diferente das outras. Para que possa ser realizada, é preciso utilizar “tipos móveis”, que são peças soltas que podem variar entre diversos estilos de fontes tipográficas.

Esses tipos são colocados na prensa, que pode ser de madeira ou metal, e então o papel é prensado, deixando os elementos em baixo relevo. Isso pode ser feito com ou sem tinta, dependendo do resultado que se quer obter.

Quais são as características dessa impressão?

O interessante desse processo de impressão é que ele deixa as peças completamente exclusivas, já que seu resultado é bastante diferente das impressões convencionais. Isso se dá devido a algumas características únicas que ele possui:

  • Textura única – Graças à combinação de papéis que é possível de se fazer, você pode obter texturas únicas, diferentes do que qualquer impressão offset pode conseguir, e isso fica claro assim que colocamos o olho na peça.
  • Toque diferenciado – Tocar uma impressão em letterpress é completamente diferente de fazer isso outras peças. É uma experiência que só essa técnica consegue oferecer, sendo possível “sentir” a impressão.
  • Relevos – É o maior diferencial dessa técnica. É possível notar, nos mínimos detalhes, as diferenças de relevo apresentadas no papel.

Em que produtos posso usar o letterpress?

Essa técnica não costuma ser amplamente utilizada. Além de não ser recomendada a todo tipo de impressão, ela deve ser usada em situações muito específicas, para gerar efeitos pontuais.

  • Cartões de visita – Não são tão comuns quanto os impressos com as técnicas mais convencionais. Por isso, acaba sendo uma ótima opção para quem deseja ter um material único e que com certeza vai se destacar dentre os demais. Basta escolher o melhor tipo de papel para o cartão e pedir sua impressão.
  • Cartão de presença VIP – Uma presença VIP requer uma identificação diferenciada, certo? Utilizar essa técnica no cartão fará com que seu convidado se sinta ainda mais especial!
  • Convite de casamento – A utilização do letterpress em convites de casamento está em alta no Brasil. Ele dá um toque sofisticado à peça e chama muito mais atenção do que os impressos comuns.
  • Save The Date – Essa é a nova mania no país e usar o letterpress nesse tipo de arte forma a combinação perfeita! Se o objetivo é fazer com que seus convidados se lembrem da data do seu evento, com essa técnica o seu save the date ficará inesquecível!

Posts relacionados

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *