Scroll to top
© 2018, Agência Kalluna | Todos os direitos reservados.

Acabamento Soft Touch

Na rotina agitada de trabalho, precisamos tomar muito cuidado para que nossa produção não caia no piloto automático. Inovar, no entanto, pode ser uma tarefa muito complicada quando precisamos lidar com prazos e outras responsabilidades diariamente.

Mas nem sempre isso precisa ser tão difícil assim. Quando falamos de impressos, por exemplo, uma maneira simples de propor algo novo e que, com toda a certeza, vai ser um sucesso, é por meio da utilização de acabamentos diferenciados.

Efeitos envernizados ou foscos têm, é claro, seu valor e oferecem um belo visual. Contudo, impressões em relevo, aplicações de hot stamping, ou, ainda, de soft touch levam seus materiais a um outro nível de sofisticação.

Neste post, vamos falar justamente deste último tipo de acabamento, que temos certeza de que vai te conquistar. Portanto, continua a leitura para conhecer mais sobre o soft touch, que é amor ao primeiro toque!

O que é o soft touch?

Soft Touch é um enobrecimento que pode ser aplicado em diversos tipos de impressos. Sua principal característica é o toque aveludado que oferece à área aonde é aplicado. Mas não se trata apenas do aspecto tátil.

Esse tipo de laminação ainda deixa o material 50% mais fosco que outros acabamentos. E se tudo isso não fosse suficiente, há ainda outros benefícios.

Você terá uma impressão mais resistente — protegida de desgastes oriundos de atrito, riscos e rasgos —, mais protegida da sujeira e, ainda, perceberá como as cores das áreas com aplicação são muito mais fiéis ao arquivo digital.

Como posso utilizar esse acabamento?

Você pode aplicar o soft touch tanto em todo o impresso quanto em apenas algumas áreas. Estamos falando de um acabamento que oferece luxo e sofisticação ao produto, portanto, tenha isso em mente na hora de utilizá-lo.

Uma boa estratégia pode ser uma aplicação pontual em logotipo, desenhos ou elementos especiais do seu layout. Dessa maneira, você dá mais destaque a esses componentes.

O uso dessa laminação vai variar conforme o tipo de impresso e o layout que você criar para ele. Confira os materiais da Printi em que você pode utilizar o soft touch e sugestões de como aplicá-lo:

  • Cartão de visitas – Utilize o acabamento em toda a área no layout. Outra possibilidade é dar destaque às informações contidas no cartão com esse acabamento.
  • Marca páginas – Tendem a ser manuseados com muita frequência. Por conta disso, uma maneira inteligente de aplicar o soft touch é sobre toda a área das duas faces do impresso. Assim, você garante que o material terá uma durabilidade maior.
  • Cartão fidelidade – Aplicar o enobrecimento sobre a logo da loja pode ser um recurso para dar destaque ao cartão fidelidade, de forma que o consumidor sempre se lembre de utilizá-lo.
  • Tag – Existem infinitas possibilidades para deixar sua tag incrível com o soft touch. Você pode aplicar o acabamento em toda a superfície e fazer seu impresso contrastar com embalagens mais brilhosas, por exemplo. Ou, ainda, deixar apenas a mensagem contida nele com esse destaque especial.
  • Cartão postal – Você pode usar o soft touch para dar destaques a elementos da paisagem retratados no cartão postal. Temos certeza de que vai causar um efeito incrível e encantar quem o receber!
  • Vale Presente – Para que o vale presente tenha uma durabilidade maior, você pode aplicar o acabamento em todo o material. Por outro lado, você pode também utilizá-lo apenas em algumas áreas mais importantes, como o valor do vale, o nome e a marca da sua loja.

Em quais papéis utilizar o soft touch?

Esse tipo de laminação pode ser utilizado em papéis couché de todas as gramaturas, sendo eles brilhosos ou foscos. Já os offset, reciclato e silverprint não suportam o acabamento soft touch. Leve isso em consideração na hora de escolher o papel de seu material impresso.

Posts relacionados

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *